O século XIX e a
educação nacional
O século XX é representado pelo período de consolidação do
poder da burguesia, persistia o contraste entre riqueza e pobreza o que era cruel
nesse período, já que a carga horária da jornada de trabalho era de 14 a 16
horas, sua Mao de obra era principalmente infantil e feminina. Percebe-se que a
revolução industrial mudou as condições e a exigência da formação humana,
tirando dos trabalhadores a antiga instrução, forçando-os a se manter na
ignorância. O trabalhador foi transformado em proletário, perdeu o direito de
possuir bens, ferramentas de trabalho,nem mesmo o espaço para trabalhar poderiam
possuir. No inicio do século XIX a classe trabalhadora passou a reagir,
realizando manifestações. A burguesia então passou a necessitar de novas formas
de controle social, a intenção era controlar os processos sociais que pudessem corresponder aos seus interesses.
O positivismo e a educação
O
positivismo no século XIX ate XX, teve um papel importante como fator participativo
no ensino e isso porque varias ciências deram sua contribuição para a analise
de estudos na área pedagógica, dentre elas pode se destacar a psicologia e
sociologia não se esquecendo de se fazer menção também a outras ciências, como
a matemática, por exemplo. O positivismo passou a ser reestruturar a sociedade
sem Deus nem rei, através de métodos científicos e da manifestaçao da
fraternidade universal.
A
presença do positivismo nas instituições de ensino, na luta contra a escola
ligada ao clero, foi vista como algo que marcou o lançamento de novas ideias
que serviram para contribuir no ensino leigo, na educação comandada pela igreja
repassava somente conteúdos restritos afins de não tornar o individuo um
descobridor de novos conceitos ligados as descobertas das ciências e assim
sendo o aluno afastava-se das descobertas de métodos científicos
servindo-se apenas como depósitos de
conteúdo religiosos beneficiando, dessa forma, tento a igreja como a classe elitizada,
pois para alguns essas ideias positivistas iriam tornar os jovens pessoas
pensantes e isso era algo inaceitável pelo clero. O objetivo do positivismo pretendido por
augusto comte e posteriormente por seus seguidores promover uma reforma
intelectual da sociedade.
A reforma
positiva do modo de pensar uma vez que a filosofia positiva era a única capaz
de responder as exigências que o saber cientifico impunha a sociedade como um
todo. Em complemento, rogel argumenta que na idade media a ´´igreja´´ detinha
todos os poderes, garantia a obediência, controlava a vida intelectual e
artistica´´. Dessa maneira, os jovens por não ter acesso a outros tipos de
conhecimentos nas aulas, ficavam impedidos de explorar seus aspectos cognitivos
e assim os impossibilitava de conhecer os métodos da ciência e colaborar com
descobertas de conceitos científicos.
O Positivismo pregou a cientifizaçao do
pensamento e do estudo humano, visando obter resultados ligado ao que se
acreditava ser o correto. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal
de neutralidade, Para os positivistas o conhecimento se explicava por si mesmo,
necessitando apenas recupera-lo e coloca-lo a mostra com o auxilio do
empirismo. É notoril afirmar que essa corrente positivista estava relacionada
com tudo o que fosse concreto dentro do estudo da ciência interligada ao campo
filosófico. Negando qualquer relação com o teológico e metafísico. Sendo assim o positivismo acreditasse somente
no que fosse físico, e pudesse ser analisado. O estudo das ciências dentro do processo
escolar devia ser analisado separadamente dos processos pedagógicos, pois assim
se teria um esclarecimento maior nas mudanças da influencia do positivismo no
conceito do ensino.
As ideias socialistas e a educação
O socialismo
foi desenvolvido no decorrer do século XIX, foram instauradas somente depois da
revolução russa, pois foi o momento em que o governo monarquista foi excluído
do poder. pregava uma sociedade igual e sem distinção foi um sistema que
defendia a doutrina política econômica sua intenção era confrontar e acabar com
o capitalismo e liberalismo, a ideia era extinguir a subordinação do
trabalhador. Pondo fim a propriedade privada e a tomada do poder por parte do
proletariado e estado. Os principais
aspectos do socialismo, Foram à socialização dos meios de produção,
correspondia ao controle de todas as formas produtivas. Suposta eliminação de
classes, ou seja, existia somente a classe trabalhadora, onde todos possuíam a
mesma oportunidade. Economia planificada; setor de controle econômico
controlados pelo estado, onde se determina valores a ser pago por tudo que ali
entrasse.
O
principal pensador Karl Marx, dizia que o socialismo era pra ser um regime
político e economico em que
propriedade privada e classe social não existissem para ele esse regime surgiu
a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle
desempenhado pelo proletário, assim como o estado, que posteriormente seria
extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo,
policia, forças armadas entre outros, alem de não possuir classe sociais e
economia de mercado. Após o declínio do socialismo, a parir de 1991 com a queda
da união soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países
são socialistas, é o caso da china, Vietnã, coreia do norte e cuba.
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