domingo, 21 de junho de 2015

O século XIX e a educação nacional

O século XIX e a educação nacional



O século XX é representado pelo período de consolidação do poder da burguesia, persistia o contraste entre riqueza e pobreza o que era cruel nesse período, já que a carga horária da jornada de trabalho era de 14 a 16 horas, sua Mao de obra era principalmente infantil e feminina. Percebe-se que a revolução industrial mudou as condições e a exigência da formação humana, tirando dos trabalhadores a antiga instrução, forçando-os a se manter na ignorância. O trabalhador foi transformado em proletário, perdeu o direito de possuir bens, ferramentas de trabalho,nem mesmo o espaço para trabalhar poderiam possuir. No inicio do século XIX a classe trabalhadora passou a reagir, realizando manifestações. A burguesia então passou a necessitar de novas formas de controle social, a intenção era controlar os processos sociais que pudessem corresponder aos seus interesses.

O positivismo e a educação

O positivismo no século XIX ate XX, teve um papel importante como fator participativo no ensino e isso porque varias ciências deram sua contribuição para a analise de estudos na área pedagógica, dentre elas pode se destacar a psicologia e sociologia não se esquecendo de se fazer menção também a outras ciências, como a matemática, por exemplo. O positivismo passou a ser reestruturar a sociedade sem Deus nem rei, através de métodos científicos e da manifestaçao da fraternidade universal.
A presença do positivismo nas instituições de ensino, na luta contra a escola ligada ao clero, foi vista como algo que marcou o lançamento de novas ideias que serviram para contribuir no ensino leigo, na educação comandada pela igreja repassava somente conteúdos restritos afins de não tornar o individuo um descobridor de novos conceitos ligados as descobertas das ciências e assim sendo o aluno afastava-se das descobertas de métodos científicos servindo-se  apenas como depósitos de conteúdo religiosos beneficiando, dessa forma, tento a igreja como a classe elitizada, pois para alguns essas ideias positivistas iriam tornar os jovens pessoas pensantes e isso era algo inaceitável pelo clero.  O objetivo do positivismo pretendido por augusto comte e posteriormente por seus seguidores promover uma reforma intelectual da sociedade.
A reforma positiva do modo de pensar uma vez que a filosofia positiva era a única capaz de responder as exigências que o saber cientifico impunha a sociedade como um todo. Em complemento, rogel argumenta que na idade media a ´´igreja´´ detinha todos os poderes, garantia a obediência, controlava a vida intelectual e artistica´´. Dessa maneira, os jovens por não ter acesso a outros tipos de conhecimentos nas aulas, ficavam impedidos de explorar seus aspectos cognitivos e assim os impossibilitava de conhecer os métodos da ciência e colaborar com descobertas de conceitos científicos.
 O Positivismo pregou a cientifizaçao do pensamento e do estudo humano, visando obter resultados ligado ao que se acreditava ser o correto. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, Para os positivistas o conhecimento se explicava por si mesmo, necessitando apenas recupera-lo e coloca-lo a mostra com o auxilio do empirismo. É notoril afirmar que essa corrente positivista estava relacionada com tudo o que fosse concreto dentro do estudo da ciência interligada ao campo filosófico. Negando qualquer relação com o teológico e metafísico.  Sendo assim o positivismo acreditasse somente no que fosse físico, e pudesse ser analisado.  O estudo das ciências dentro do processo escolar devia ser analisado separadamente dos processos pedagógicos, pois assim se teria um esclarecimento maior nas mudanças da influencia do positivismo no conceito do ensino.

As ideias socialistas e a educação

O socialismo foi desenvolvido no decorrer do século XIX, foram instauradas somente depois da revolução russa, pois foi o momento em que o governo monarquista foi excluído do poder. pregava uma sociedade igual e sem distinção foi um sistema que defendia a doutrina política econômica sua intenção era confrontar e acabar com o capitalismo e liberalismo, a ideia era extinguir a subordinação do trabalhador. Pondo fim a propriedade privada e a tomada do poder por parte do proletariado e estado.  Os principais aspectos do socialismo, Foram à socialização dos meios de produção, correspondia ao controle de todas as formas produtivas. Suposta eliminação de classes, ou seja, existia somente a classe trabalhadora, onde todos possuíam a mesma oportunidade. Economia planificada; setor de controle econômico controlados pelo estado, onde se determina valores a ser pago por tudo que ali entrasse.
O principal pensador Karl Marx, dizia que o socialismo era pra ser um regime político e economico em que propriedade privada e classe social não existissem para ele esse regime surgiu a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado pelo proletário, assim como o estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo, policia, forças armadas entre outros, alem de não possuir classe sociais e economia de mercado. Após o declínio do socialismo, a parir de 1991 com a queda da união soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da china, Vietnã, coreia do norte e cuba.




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