domingo, 21 de junho de 2015

Educação Brasileira da Primeira República

A Educação Brasileira

A Revolução de 1930 e a Educação

Até 1930 o poder se alternava entre os produtores de leite de minas gerais e os produtores do café de São Paulo, era chamada politica do café com leite. As famílias ricas viam na educação a forma de assegurar um futuro melhor para seus filhos e para manter o poder que eles adquiriram ao longo do tempo, mas a burguesia que estava se fortalecendo lutava para tornar a educação acessível a mais pessoas com o propósito de diminuir o poder das elites agrárias,
As Reformas educacionais tiveram relação com três correntes pedagógicas da época,cada uma representava os interesses e anseios de classes destintos da sociedade.
-Pedagógia Tradicional
-Pedagogia Nova
-Pedagógia Libertária
A Pedagógia tradicional teve raízes na educação jesuítica e seus defensores eram as elites conservadoras do país. a característica finfamental dessa corrente era a preparação intelectual e moral dos alunos, ela também era focada na trasmissão de conhecimento, onde o professor é o foco das atenções, aonde ele sabe, ele transmite, ele conhece, porém não se preocupa se vai haver a assimilação por parte do aluno.
A Pedagógia Nova assimilou experiências do começo do século XX, ocorrido nos EUA e na europa dá enfase aos metodos de ensino aprendizagem colocando a criança no centro do ensino edicacional, onde o professor é um facilitador da aprendizagem, onde o importante era experimentar, descobrir. Nessa pedagógia modelo da europa, o aluno passa a ser o foco da atençaõ. a construção do conhecimento atraves da descoberta. 
A Pedagógia Libertária reuniu em torno de si quem era na educação o meio de transformar as relações sociais e economicos rumo a uma sociedade igualitária.
chegou aos pais com os imigrantes europeus e proliferou-se junto ao proletariado urbano no começo do século XX. o foco é analisar e refletir sobre os problemas sociais que estão acontecendo, sobre que importancia tem esses problemas, como pode ser mudado. o conhecimento construido a partir dos problemas sociais, a escola trabalha com esses problemas refletindo as causas e as consequencias e buscando a solução para esses problemas é a escola que aproxima o aluno mais próximo da realidade.

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