domingo, 21 de junho de 2015

A Origem da escola pública e os limites da universalização do ensino até o século XIX


A origem da escola pública e os limites da universalização do ensino até o século XIX









Na Europa em 1848, a burguesia se firma no poder. A economia tornou-se capitalista, a indústria é a é a atividade mais importante. Para aumentar seus lucros e acumular capitais, a economia se desenvolve e há necessidade de desenvolver o conhecimento cientifico e introduzir novas técnicas na agricultura. Por causa da expansão do comercio em busca de trabalho a população rural se desloca para as cidades, superpovoados as metrópoles.
O reflexo capitalista altera a economia e o modo de vida dos cidadãos e o setor da educação e o pensamento pedagógico. Com o avanço da industrialização houve a necessidade de um sistema educacional que atendesse a qualificação da mão de obra. 
O nascimento da escola pública é contextual ao da fábrica e comporta grandes mudanças na vida social dos indivíduos (manacorda 2002, pag. 249). Para disciplinar os filhos da classe trabalhadora o estado necessitou expandir a escola publica. Não era de interesse do estado oferecer instrução ao povo,mas era necessário devido a falta de mão de obra oferecendo uma educaçao elementar para o servo que passou a ser trabalhador e remunerado.
A escola é dividida em duas partes proletariado e burguesia, para o individuo viver nessa sociedade ele seria educado e instruído de acordo com a moral burguesa através da escola publica, obrigatória laica, universal e gratuita.





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