A origem da escola pública e os
limites da universalização do ensino até o século XIX
Na Europa em 1848, a burguesia se
firma no poder. A economia tornou-se capitalista, a indústria é a é a atividade
mais importante. Para aumentar seus lucros e acumular capitais, a economia se desenvolve
e há necessidade de desenvolver o conhecimento cientifico e introduzir novas
técnicas na agricultura. Por causa da expansão do comercio em busca de trabalho
a população rural se desloca para as cidades, superpovoados as metrópoles.
O reflexo capitalista altera a
economia e o modo de vida dos cidadãos e o setor da educação e o pensamento
pedagógico. Com o avanço da industrialização houve a necessidade de um sistema
educacional que atendesse a qualificação da mão de obra.
O nascimento da escola
pública é contextual ao da fábrica e comporta grandes mudanças na vida social
dos indivíduos (manacorda 2002, pag. 249). Para disciplinar os filhos da classe
trabalhadora o estado necessitou expandir a escola publica. Não era de interesse
do estado oferecer instrução ao povo,mas era necessário devido a falta de mão
de obra oferecendo uma educaçao elementar para o servo que passou a ser
trabalhador e remunerado.
A escola é dividida em duas
partes proletariado e burguesia, para o individuo viver nessa sociedade ele
seria educado e instruído de acordo com a moral burguesa através da escola
publica, obrigatória laica, universal e gratuita.
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