segunda-feira, 15 de junho de 2015

Educação Grega

Educação em uma sociedade de classes



Educação na Grécia

A partir do seculo VII, a.C com o aumento do rendimento do trabalho humano a economia comercial começou a suplantar a puramente agricola pouco, a pouco começou-se a produzir também com fins comerciais. sob o controle para o proveito das classes dominantes, o comercio foi confiado aos escravos e aos estrangeiros.
desligados do trabalho manual e do intercâmbio dos produtos, as classes superiores nessa época já eram improdutivas. ( Ponce pág. 37).







A educação em Atenas

Atenas foi considerado o berço da democracia, a educação ateniense tinha como objetivo principal a formação de homens em cidadãos completos, com preparo físico, psicológico e cultural, na escola estudavam música, artes plásticas, filosofia e etc. Já as mulheres menores de 18 e estrangeiros eram excluídos desses ensinamentos.
Em atenas havia um total desprezo pelo trabalho, Aristóteles não permitia o ensinamento, ou qualquer arte mecânica ou meio de trabalho aos jovens. 
Antes do surgimento da escrita a educação ficava a cargo dos preceptores em tempo integral. era quem os instruia e os informa nas mais diversas areas, somente a elite tinha acesso aos ensinamentos. a educação ficava a cargo das proprias familias dos menos abastados. 


A educação em Esparta 

A terra era privilégio de poucas famílias, a educação era militarizada, as crianças com problemas fisicos eram sacrificadas, e o individuo de 6 a 60 anos pertencia ao estado. 
De tempos em tempos os espartanos exerciam medo sobre os hilotas (escravos), e os executavam, a mulher era instruída a gerar filhos militares, gerenciava a  casa, praticava exércicios físicos e competia.


Educação Romana

A Educação Romana tinha como ponto de referencia o pensamento filosófico, sua instrução escolar visava sua formação técnica de carater prático, familiar e civil.  
Cabia a mãe a formação cultural da criança, e ao pai a formação moral, social. Até aos 7 anos os filhos eram responsabilidades da mãe, após isso os meninos passavam a ter o pai como responsável,e as meninas permaneciam com a mãe, para aprender os afazeres do lar. 
As escolas elementares eram responsáveis por ensinar a ler, escrever e calcular, funcionavam nas casas dos ricos ou eram alugadas. as escolas secundárias provinham de conhecimentos em geometria, astronômia e oratória. 
A cultura grega influenciou a educação em Roma, surgindo as escolas de retórica, considerada de nível superior, frequentada somente por aqueles que iriam seguir carreira politica, direito ou filosófia. As escolas técnicas eram direcionadas aos menos favorecidos, formava profissionais em diversas artes de ofício, ligados ao exercício e agricultura, e posteriormente ao artesanato. a educação era concentrada nas mãos das classes dominantes, tendo base educacional, sólida e voltada para a formação do pensamento filosófico e oratória, para o restante da população a educação era provida para a própria familia, e voltada para o próprio ofício. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário