segunda-feira, 15 de junho de 2015

A educação do homem feudal


A educação do homem feudal







A formação do homem de fé

Com o declínio do trabalho escravo, houve as mudanças. Mas, alguns aspectos permaneceram, como a divisão de classes da sociedade feudal e principalmente os privilégios da alta hierárquia. Porém, a propriedade de terras permanecia sendo a principal foma de riqueza.
A sociedade era dividida em três, o clero, a nobreza, os camponeses e servos.
Os servos por sua vez, trabalhavam nas propriedades, plantando, colhendo, pescando, caçando e etc. Para conseguir sobreviver e ganhar proteção, além dos impostos que lhe eram atribuídos.
A igreja, detinha o poder das terras da Europa Ocidental, sendo imposto o celibato ao clérigo, fazendo com que as riquezas permanecessem dentro do clero. A igreja fundou a escola na idade média coma intenção de formar eclesiáticos, sendo os monges, praticamente os únicos alfabetizados,diferente da nobreza. Na idade média, acreditava-se que, a determinação da nobreza ou servidão, vinha de Deus. E também, não viam necessidade em ensinar as letras aos camponeses, acreditavam que formá-los, apenas em cristãos era o bastante. Lembrando, que para as mulheres também não existiam privilégios, nem benefícios.
A Patrística foi uma corrente presente no pensamento medieval que consistia na elaboração doutrinal das verdades da fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques do ´´pagaõs´´ e heresias. Já a Escolástica,surgiu da necessidade de responder ás exigências da fé, essas duas correntes educacionais filosóficas foram as duas formas de a igreja manipular, como quisesse seu poder dentro da sociedade, lembrando, que apesar de serem duas correntes que manipulavam, foram também as únicas formas de transmitir ao povo o saber, e desta forma passar para os dias de hoje os ensinamentos daquela época. Santo Agostinho foi o representante da patrística e desenvolveu uma abordagem original, a da filosofia e teologia. Acomodando uma variedade de métodos, e perspectivas de uma maneira, até então, desconhecida. Acreditando que a graça de cristo, era indispensável pra liberdade humana. formulou a doutrina do pecado original, contribuiu ao desenvolvimento da teoria da terra justa. Tomás de Aquino, foi declarado Santo pela igreja Católica, realizou uma releitura cristã, onde podemos notar que ele acreditava na independência da perspectiva racional na busca por respostas apropriadas,não rejeitando a fé com relação á razão, já que ambos vinham de Deus. Com a reestruturação do comércio juntamente com o desenvolvimento das cidades as bases feudais passaram a ser desvalorizadas, na medida em que houve o aumento dos produtos agrícolas. Os burgos se transmutaram em cidades, fazendo com que a cidade servisse de abrigo pra os servos que foram libertos, que a partir dali passaram a se dedicar ao comércio e também a se chamar burgueses.
Com a mudança econômica as escolas seculares surgiram, e o interesse e a necessidade do comércio em aprender a ler, escrever e calcular.

Origem das universidades

A burguesia citadina fez com que a igreja direcionasse o foco do seu ensino. Fazendo, com que escolas das catedrais, surgissem. Por sua vez, o ensino passou das mãos dos monges, para o clero secular. Contudo, a burguesia não aceitava e passou a exigir sua parte na instrução dos demais, fazendo assim, com que a escola catedralícia, não tivesse êxito no início. Pois, os encontros ali não passavam de reuniões a portas fechadas onde preservavam apenas o cultivo das ciências.

Crise do feudalismo

Por necessidade financeira, o Sr. Feudal não teve alternativa a não ser, se desfazer de seus bens, inclusive de seus privilégios. Viu-se obrigado a vender até mesmo sua liberdade.
A educação passou a ser usada pelos religiosos, como ferramenta para alcançar a salvação da alma do ser humano.


1º Período de Pedagogia. Discentes Gracilene Pinheiro e Ana Cláudia Assis

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