segunda-feira, 15 de junho de 2015

A origem da educação burguesa


A ascensão da burguesia e o humanismo

As mudanças sociais que ocorreram pouco antes do século XIV, e que se estabeleceram a partir dele, se mantiveram trazendo consigo todos os efeitos das transformações que ali surgiram.
Essa crise por sua vez afetou vários cenários importantes na época como a criação de novas técnicas de produção, a crise do feudalismo, formação dos estados modernos, nascente e capitalismo de uma burguesia ativa com crescente poder econômico, renascimento cultural, retorno as fontes da cultura grego-latina, reforma protestante e contra reforma católica, expansão marítima, manufaturas, declínio e desaparecimento da sociedade de ordens, centralização da vida do homem, e a afirmação de uma nova classe; a burguesia.  

O surgimento das manufaturas

As manufaturas se destacaram pela capacidade inovadora de trabalho. Contudo, A teologia passou a ser questionada e perdeu força.
A burguesia por sua vez, encontrou nessa situação uma nova maneira de se reinventar e criou a, ciência experimental como nova forma de conhecimento advinda.

A revolução humanista

O renascimento foi um movimento cultural e de grande importância, pois, ele apoiava e incentivava os direitos humanos, valorizando o homem e os seus interesses como cidadão. Os fatores que trouxeram grande influência foi o aperfeiçoamento da imprensa, o q possibilitou a impressão de clássicos.
A expansão marítima que contribuiu para a interação entre outras culturas. O mecenato, praticado por burgueses príncipes e ate papas, interessados em ganhar mais projeção.
O humanismo consistiu em um sistema individualista e limitado, pois não se pensava num todo, mas numa pequena parte da sociedade.
O período de descobertas acarretou em uma extensa capacidade de criação, o q trouxe consigo mudanças econômicas. O que culminou em ideias e ideais que a partir dali se expandiram.

Mudanças na educação

O desenvolvimento da sociedade moderna passou a se difundir a partir do momento em que o ensino deixou de ser privado e passou a ser coletivo, recebendo o nome de escola. Algo, interessante que acontecia na educação naquela época, era que tanto crianças como adultos, interagiam entre si em uma mesma classe escolar. Simplesmente, não existia uma organização onde houvesse a separação de aprendizagem.


Interesse pela problemática educativa

A formação do homem burguês constituiu-se através da educação renascentista, que se limitou apenas a alta burguesia da época, chegando ao clero.  Nesse mesmo período a cultura europeia manifestou uma demasiada preocupação em relação às crianças, fazendo com que uma dedicação ainda não vista, passasse a ser presente.

O protestantismo e a educação

O protestantismo se preocupava com a educação de todos, e isso incluía a educação da classe popular. Ele viu-se no dever de guia-los e de também orienta-los. influenciar a leitura da bíblia com o objetivo de manter a crença religiosa foi uma das maneiras encontradas. Já que a difusão da leitura permitia isso.
Lutero no auge da sua ambição tinha uma visão individualista e até mesmo presunçosa, pois via na educação uma fonte de renda, de riqueza. Lutero não tinha pudor em agir como achava ser o certo, tinha uma visão totalmente desumana, achava que pessoas deveriam ser tratadas sempre como devedores aprisionando-as e acorrentado-as a ele, limitando seus direitos como cidadão. Portanto quem era de classe inferior permanecia sendo excluído da educação e escravo de suas teorias grotescas.

Contra reforma católica

A contra reforma, ou reforma católica, foi a resposta que a igreja católica encontrou em meio a crescente onda do protestantismo, diante dos movimentos protestantes a igreja passou a punir quem se manifestava contra, com o objetivo de impedir que as ideias ganhassem mais força. Não tendo êxito a igreja católica reativou os tribunais da inquisição, que por sua vez já haviam sendo extintos. O foco principal era combater os supostos desvios de fiéis católicos e com isso extinguir a ideia de outras denominações religiosas. Soluções fragilizadas, nada disso resolveria o problema crônico que ali se instalava, pois a reforma protestante era embasada em algo além do que ali se discutia. Como a corrupção do alto clero que vendia objetos sagrados, relíquias,indulgências etc.
A igreja como forma de encontrar a organização interna, e definir sua doutrina. Realizou o concilio de Trento (1545-1563). Esse concilio por sua vez, foi movido por conflitos, desacordos e oposições, tendo respostas positivas, apenas depois de 18 anos, quando conseguiu trazer renovação e reforma. Estabeceu regras, fazendo com que existisse uma organização e disciplina dando nomes e destino a tudo e todos.

Companhia de Jesus e a educação

Criada por Ignácio Loyola em 1534. Os jesuítas se organizavam em uma disciplina quase que militar, contribuíam e apoiavam à posição da igreja católica em outros países, como meio de barrar o protestantismo, também exerceu um papel importante na educação dos filhos dos nobres daquela época, eles criaram escolas, com o objetivo de educar seus filhos,por outro lado excluía a classe popular, limitando os apenas ao saber do principio cristão.



Foram pessoas de confiança e também, instrutores das famílias reais, embora fossem controladores e intransigentes ainda assim se preocupavam em expandir a doutrina católica.

A educação do homem burguês

A burguesia foi um fator importante para o processo social ela caracterizava-se pela necessidade de qualificar, formar e preparar indivíduos para competir por uma vaga no mercado de trabalho.  Mas, havia contradições pertinentes em relação ao ensino pedagógico burguês, de um lado tinha a necessidade de instruir as massas levando-as no nível técnico de produção e do outro, o temor dessa mesma instrução prejudica-los no futuro. Com o passar do tempo à burguesia solucionou esse conflito de temor e ao mesmo tempo de interesse. Equilibrando com parcimônia, o ensino primário.
E então passaram a se comprometer a não interferir em nada além, do que se propôs defender.  
                                                                                                                                       












Nenhum comentário:

Postar um comentário