A escola publica desde
meados do século XIX ate o século de XX
A produção da instituição social como a escola pública,
expressou o amadurecimento de uma necessidade social. Mas, não foi o suficiente
para a sua realização imediata e o resultado dessa difusão só aconteceria
depois de ações concretas, somente através dela seria possível à
universalização.
Por sua vez, a sociedade capitalista do século XIX vendo as
transformações econômicas acontecerem,tiveram
que se organizar e escolher um
espaço urbano onde pudessem humanizar-se, a escola por sua vez também, e não
havendo alternativa esse local deveria ser
o mesmo.
A partir de então as escolas passaram a serem construídas
com a intenção de buscar a luminosidade, higiene, liberdade, num espaço cultural
que se uniformizasse a disciplina. A fraternidade e a saúde era a formula do
projeto criado pela revolução. Os professores deveriam priorizar a formação de
hábitos e disciplinas escolares, acreditavam que dessa maneira economizariam
tempo e trabalho.
A arquitetura também passou a serem diferenciados, de
igrejas, templos, hospitais e prisões, justamente por causa do prestigio que o
professor e as escolas haviam conquistado. A sociedade valorizava-os e via-os
com bons olhos.
A regulamentação do
trabalho escolar trouxe êxito para o trabalho docente. A ideia de que tempo era
dinheiro, tão necessária aos objetivos da burguesia, exigia que os operários
aprendessem uma nova forma de viver. Agora, sobre um tempo limitado e ate mesmo
cronometrado rigorosamente. Defendiam a ideia de que tempo e dinheiro.
A partir do século XV, disseminou-se a formação de homens
cultos e habilidosos na arte de negociar. A intenção mesmo era que o homem
renascentista fosse preparado para o mundo dos negócios, formando-os em cidadãos
cultos e diplomáticos acima de tudo.
A educação publica, durante o período renascentista era
visto como privilegio apenas para a nobreza e o clero. Com a formação da burguesia mercantil, uma
nova educação passou a ser exigida. Que só seria possível com a introdução do
ensino da geografia, aritmética, historia, e outros ensinos de conhecimento que
só seriam possíveis a partir do momento que houvesse necessidade. A ideia era
formar jovens capazes de enfrentar os desafios da época, preparando-os para o
desenvolvimento do comercio.
O liberalismo surgiu como uma forma inovadora no século
XVIII, onde os princípios eram dar um rumo a estruturação e o desenvolvimento
da sociedade. Essa relação passou cada vez mais identificar-se com a produção
de mercadorias, visando à propriedade privada. A riqueza passou a ser vista
como posse natural. A sociedade
capitalista baseou-se numa nova e inovadora forma para estabelecerem suas
relações. A nova forma, levou ao poder a nova classe, a burguesia. Que estava
cada vez mais interessada na economia e na política. A organização de uma nova
forma social passava pela total reformulação do estado, o que eliminava os
privilégios do clero e da nobreza.
Assim, a revolução francesa foi uma luta, na qual a
burguesia se caracterizou como principal. Sua vitoria representou o
aniquilamento da já ultrapassada sociedade. A burguesia passou a se amparar nos
princípios da declaração dos direitos do homem e do cidadão, votada e aprovada
no dia 26 de agosto de 1789, na frança foi o instrumento político onde se
declarava os princípios fundamentais da nova sociedade e serviu de modelo de
inspiração para todos os movimentos liberais que a partir dali existiriam.
Garantir os direitos elementares do futuro cidadão numa sociedade democrática. A
liberdade individual, a liberdade da palavra, a liberdade da consciência, a
segurança e a resistência a opressa foram proclamados direitos naturais do
cidadão. A burguesia declarou a inviolabilidade do direito de propriedade
individual, opondo-se. Uma das marcas da revolução francesa, foi a frase
´´liberdade , igualdade e fraternidade´´. Portanto, o pensamento liberal expresso
por um conjunto de ideias, e elaborados por franceses e ingleses passou a
nortear a nova ordem social.
A função do governo era permitir e dar ferramentas para que
cada individuo desenvolvesse seu talento e competisse com os outros. O
principio da liberdade sempre estava relacionada com o individualismo, depois
dela decorria a econômica e política. O principio da propriedade era outro
elemento importante da doutrina liberal. A doutrina liberal repudiava os
privilégios decorrentes do nascimento e defendia o trabalho e o talento como
instrumentos essenciais de ascensão social e de aquisição de riquezas, ela
defendia também a igualdade perante a lei, igualdade de direitos, igualdade
civil e a democracia, cada principio era totalmente interligado um ao outro. A educação escolar teve papel predominante na
construção da sociedade moderna. Nesse momento histórico o homem tinha total
acesso aos bens materiais e aos direitos políticos assegurados pela lei
constitucional. Foi assim através dessa convivência democrática, que todos
passaram a ter o direito do voto livre,
ou seja o direito de opinar em decisões importantes. É assim que se dá a
construção do estado democrático. É a esta organização social e política que a
escola cidadão irá servir na manutenção dos interesses e necessidades da ordem
burguesa, sobretudo no século XX.
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