domingo, 21 de junho de 2015

A Escola Pública desde meados do século XIX até o século XX

A escola publica desde meados do século XIX ate o século de XX


A produção da instituição social como a escola pública, expressou o amadurecimento de uma necessidade social. Mas, não foi o suficiente para a sua realização imediata e o resultado dessa difusão só aconteceria depois de ações concretas, somente através dela seria possível à universalização.
Por sua vez, a sociedade capitalista do século XIX vendo as transformações econômicas acontecerem,tiveram  que se organizar e escolher  um espaço urbano onde pudessem humanizar-se, a escola por sua vez também, e não havendo alternativa  esse local deveria ser o mesmo.
A partir de então as escolas passaram a serem construídas com a intenção de buscar a luminosidade, higiene, liberdade, num espaço cultural que se uniformizasse a disciplina. A fraternidade e a saúde era a formula do projeto criado pela revolução. Os professores deveriam priorizar a formação de hábitos e disciplinas escolares, acreditavam que dessa maneira economizariam tempo e trabalho. 
A arquitetura também passou a serem diferenciados, de igrejas, templos, hospitais e prisões, justamente por causa do prestigio que o professor e as escolas haviam conquistado. A sociedade valorizava-os e via-os com bons olhos.
 A regulamentação do trabalho escolar trouxe êxito para o trabalho docente. A ideia de que tempo era dinheiro, tão necessária aos objetivos da burguesia, exigia que os operários aprendessem uma nova forma de viver. Agora, sobre um tempo limitado e ate mesmo cronometrado rigorosamente. Defendiam a ideia de que tempo e dinheiro. 
A partir do século XV, disseminou-se a formação de homens cultos e habilidosos na arte de negociar. A intenção mesmo era que o homem renascentista fosse preparado para o mundo dos negócios, formando-os em cidadãos cultos e diplomáticos acima de tudo.
A educação publica, durante o período renascentista era visto como privilegio apenas para a nobreza e o clero.  Com a formação da burguesia mercantil, uma nova educação passou a ser exigida. Que só seria possível com a introdução do ensino da geografia, aritmética, historia, e outros ensinos de conhecimento que só seriam possíveis a partir do momento que houvesse necessidade. A ideia era formar jovens capazes de enfrentar os desafios da época, preparando-os para o desenvolvimento do comercio. 
O liberalismo surgiu como uma forma inovadora no século XVIII, onde os princípios eram dar um rumo a estruturação e o desenvolvimento da sociedade. Essa relação passou cada vez mais identificar-se com a produção de mercadorias, visando à propriedade privada. A riqueza passou a ser vista como posse natural.  A sociedade capitalista baseou-se numa nova e inovadora forma para estabelecerem suas relações. A nova forma, levou ao poder a nova classe, a burguesia. Que estava cada vez mais interessada na economia e na política. A organização de uma nova forma social passava pela total reformulação do estado, o que eliminava os privilégios do clero e da nobreza.
Assim, a revolução francesa foi uma luta, na qual a burguesia se caracterizou como principal. Sua vitoria representou o aniquilamento da já ultrapassada sociedade. A burguesia passou a se amparar nos princípios da declaração dos direitos do homem e do cidadão, votada e aprovada no dia 26 de agosto de 1789, na frança foi o instrumento político onde se declarava os princípios fundamentais da nova sociedade e serviu de modelo de inspiração para todos os movimentos liberais que a partir dali existiriam. Garantir os direitos elementares do futuro cidadão numa sociedade democrática. A liberdade individual, a liberdade da palavra, a liberdade da consciência, a segurança e a resistência a opressa foram proclamados direitos naturais do cidadão. A burguesia declarou a inviolabilidade do direito de propriedade individual, opondo-se. Uma das marcas da revolução francesa, foi a frase ´´liberdade , igualdade e fraternidade´´. Portanto, o pensamento liberal expresso por um conjunto de ideias, e elaborados por franceses e ingleses passou a nortear a nova ordem social.
A função do governo era permitir e dar ferramentas para que cada individuo desenvolvesse seu talento e competisse com os outros. O principio da liberdade sempre estava relacionada com o individualismo, depois dela decorria a econômica e política. O principio da propriedade era outro elemento importante da doutrina liberal. A doutrina liberal repudiava os privilégios decorrentes do nascimento e defendia o trabalho e o talento como instrumentos essenciais de ascensão social e de aquisição de riquezas, ela defendia também a igualdade perante a lei, igualdade de direitos, igualdade civil e a democracia, cada principio era totalmente interligado um ao outro.  A educação escolar teve papel predominante na construção da sociedade moderna. Nesse momento histórico o homem tinha total acesso aos bens materiais e aos direitos políticos assegurados pela lei constitucional. Foi assim através dessa convivência democrática, que todos passaram a ter  o direito do voto livre, ou seja o direito de opinar em decisões importantes. É assim que se dá a construção do estado democrático. É a esta organização social e política que a escola cidadão irá servir na manutenção dos interesses e necessidades da ordem burguesa, sobretudo no século XX.


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